Marau, Terça-Feira. 21/11/2017. Boa Noite!
Reajuste de Contratos Coletivos com menos de 50 vidas por agrupamento (Pool de Risco), conforme Resolução Normativa ANS 309/2012. Período de aplicação... ver todos
1. Qual o órgão de regulamentação dos planos de saúde?
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DICA
A importância da ingestão de líquidos
01/03/2017

 Fonte de vida, a água ajuda a regularizar quase todas as funções do nosso organismo. Ela interfere na digestão, absorção e transporte de nutrientes, filtra as toxinas, facilita o processo de excreção do corpo.

Você sabia que 50% do peso de um adulto corresponde à água existente no corpo? Quando criança este percentual chega a 75%. Estes números justificam a afirmativa de que a água é essencial para a manutenção da vida e para o equilíbrio do organismo.

Grande parte dos alimentos in natura ou minimamente processados contém alto percentual de água. Segundo o Ministério da saúde, ao prezar por uma dieta composta por essas opções é possível ingerir cerca de metade da quantidade diária recomendada de água. Entre os itens indicados estão:

• Leite e a maior parte das frutas, estas opções possuem entre 80% e 90% de água.

• Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas, pois cerca de 90% do peso de cada uma dessas opções é água.

• Feijão com arroz, pois cada porção da mistura contém em média dois terços de água.

Não espere sentir sede para ingerir água. Uma estratégia bastante eficiente para lembrar de hidratar-se é manter uma garrafinha próxima à mesa de trabalho ou de estudo, levando o recipiente sempre que for praticar atividades físicas. Com a adoção de todos os cuidados, a ingestão de água será suficiente e pode proporcionar os seguintes benefícios:

• Auxiliar na manutenção de uma pressão arterial adequada;

• Prevenir contra problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações;

• Ajudar no processo de emagrecimento;

• Manter a temperatura corporal adequada;

• Auxiliar na eliminação de toxinas por meio da urina e da transpiração.

Cuidado com bebidas e alimentos ultra processados!

 No grupo dos alimentos ultra processados estão itens como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo. Geralmente, essas opções são escassas de água, costumam conter menos de 5% de água em sua composição. Já o grupo das bebidas industrializadas, como refrigerantes e bebidas adoçadas, apresentam alta proporção de água, mas possuem excesso de aditivos, açúcares ou adoçantes artificiais em sua composição, tornando-os fontes inadequadas para hidratação.

Lembre-se:

A falta de ingestão de água pode ocasionar desidratação, fadiga, cansaço, intestino irregular, câimbras, pressão sanguínea irregular, pele seca e problemas nos rins.