Setembro Amarelo 2019
Publicado em 06/09/2019
10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Durante muitos anos, suicídio encontrava-se como uma das causas externas de mortalidade à sombra pelos elevados índices de homicídio e acidentes com veículos. Após levantamento dos índices de morte por suicídio e o crescente número, os dados se tornaram ainda mais alarmantes. Números apontam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e aproximadamente 1 milhão no mundo.
Já é sabido que cerca de 96,8% das vítimas tinha algum transtorno mental, diagnosticado ou não, geralmente não tratado ou tratado de forma inadequada.
A prevenção do suicídio é uma ação que precisa ser pensada durante todo o ano. Apesar do foco da campanha estar no mês de setembro, a conscientização não pode parar.
Por este motivo, a identificação e avaliação do risco suicida são competências que dizem respeito a toda a rede de saúde, sendo fundamental que todos estejam capacitados para realizá-la, por se tratar de uma grande questão de saúde pública mundial.
Fatores de risco possíveis de se identificar:
Transtornos mentais: Depressão, bipolaridade, uso de drogas lícitas ou ilícitas, esquizofrenia e transtorno de personalidade.
Histórico Pessoal: Tentativa prévia
Ideação Suicida: Comentários que demonstrem desespero, desesperança e desamparo. Atenção às expressões “Eu desejaria não ter nascido”, “eu preferia estar morto”, “caso não nos encontremos de novo”.
Fatores estressores crônicos ou recentes: Eventos estressantes significativos como separação, perda de uma pessoa próxima, prejuízo econômico e social.
Organizar detalhes e fazer despedidas: Comportamentos que sugiram uma preparação para o suicídio como bilhetes, mensagens, testamentos etc...
Meios acessíveis para suicidar-se: Acesso à arma de fogo, locais elevados, medicamentos etc...
Impulsividade: Ato motivado por eventos negativos
Eventos Adversos na Infância e na Adolescência: Maus tratos, abusos, uso de substâncias, falta de apoio social e afetivo.
Motivos aparentes ou ocultos: Comentários como “acabar com a dor”, “encontrar descanso”, etc...
Presença de outras doenças: Doenças crônicas como neoplasias.
O Tema da campanha 2019 é: ‘Suicídio: informando para prevenir’.
Maiores informações disponíveis no site https://www.setembroamarelo.com/
Fonte: https://www.setembroamarelo.com/blog