Resultado IDSS 2024 (Ano-Base 2023)
Publicado em 23/01/2025
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS 2024 (Ano-Base 2023)
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou os resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que avaliou 894 operadoras de planos de saúde. A nota média do setor foi de 0,7805, sendo 1,00 a máxima. Apesar de uma leve queda em relação ao ano anterior, 71,3% das operadoras alcançaram bom desempenho, com notas superiores a 0,6.
No segmento odontológico, 71,5% das operadoras estão nas melhores faixas, e no segmento médico-hospitalar, a proporção foi de 71,3%.
Entre os destaques estão dois novos indicadores: a taxa de tratamentos endodônticos concluídos e a utilização de hospitais com qualidade monitorada, reforçando o compromisso da ANS com a transparência e a qualidade. Operadoras acreditadas tiveram desempenho médio superior (0,8281) em comparação às não acreditadas (0,7558).
O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
A nota do Programa de Qualificação é apurada através do cálculo da média ponderada dos Índices de Desempenho das Operadoras - IDSS. O IDSS é um índice calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde e é composto por um conjunto de 33 indicadores organizados em quatro dimensões:
1) Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
2) Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
3) Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
4) Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
A Unisaúde apresentou o seguinte desempenho:
Para maiores detalhes, acesse a página da ANS: